O OBJETIVO
Atuar de forma proativa e automatizada na renovação de crédito de sua carteira de clientes ativos, a fim de reduzir os bloqueios de pedido de venda por análise de crédito vencida e também a necessidade de
solicitação manual das revisões por partes das áreas comerciais das unidades de apoio.
A SOLUÇÃO
O cliente aplicou em seu ERP [SAP], uma solução automática para identificar todos os seus clientes que possuem análise de crédito vencida ou a vencer em 30 dias. A demanda de renovação é direcionada ao
CSC – Centro de Serviços Compartilhados do grupo, através do seu sistema de Workflow (wTMH).
A solução RPA é então aplicada no atendimento das demandas de renovação registradas como um solicitação de serviço (chamado) no Workflow do CSC, operando como qualquer outro Profissional da área. Todas as etapas do processo de renovação de crédito que tinham escopo repetitivo
(COPIA, COLA, CONSULTA, GERA PDF, ANEXA) sem necessidade de análise crítica, foram atribuídas à automação RPA, para que o time de crédito tenha que atuar unicamente nas atividades de análise dos dados.
Em todas as etapas de atendimento pelo Robô, ele realizava a interpretação do dado e comparava
com o resultado esperado pré-estabelecido pela Formitex. Se em qualquer uma das etapas o
resultado obtido for diferente do esperado, o chamado será direcionado a um analista para
verificação.
Receita Federal: Deve estar ATIVO
SINTEGRA: Deve estar habilitado, a depender da
atividade exercida e do regime de contribuição do
cliente.
Ao gerar o arquivo no SPC o robô também lia o arquivo, e respondia um formulário que foi prédefinido pelo grupo Formitex. Se todos os critérios pré-estabelecidos forem atendidos, o crédito do cliente é renovado automaticamente, caso contrário seria direcionado aos analistas e gestores
responsáveis para aprovação conforme política do grupo. Após as análises e aprovações manuais, o robô
transportava para o cadastro de crédito no SAP a decisão tomada.