(12) 3206-0470

(12) 99742-3164

O que é MicroLED?

O que é MicroLED

Compartilhe

A incessante busca pela atenção dos consumidores impulsionou os setores de TVs, computadores e smartphones a desenvolver novas tecnologias para aprimorar a experiência dos usuários com as telas ao seu redor.  

Conhecida como µLED, a tecnologia MicroLED é a mais recente inovação no mercado de telas, utilizando LEDs microscópicos para criar pixels coloridos com brilho aprimorado, maior durabilidade e eficiência energética superior, desafiando assim a tecnologia OLED. 

MICROLED 

Uma tela MicroLED é composta de pixels individuais tão pequenos que são medidos em micrômetros, por isso o nome da tecnologia começa com “micro”. Cada pixel é formado por um aglomerado de três LEDs (um azul, um vermelho, e um verde), capazes emitir luz e cores sem a necessidade de uma fonte de luz separada, o que torna as telas de MicroLED mais finas, flexíveis e até mesmo transparentes. 

Uma vez que cada pixel pode produzir a sua própria luz e cor, controlando a iluminação de modo preciso, uma tela MicroLED é capaz de exibir o “preto absoluto”, cores vibrantes e uma relação de contraste infinita, além de uma sensação muito maior de profundidade.   

VANTAGENS E DIFICULDADES DO MICROLED 

A tecnologia MicroLED apresenta uma abordagem modular, onde seus painéis são constituídos por múltiplos monitores menores “costurados” para formar uma tela expansiva. Essa característica permite aos fabricantes personalizarem os tamanhos e dimensões dos painéis de acordo com as preferências dos clientes. Além disso, a tecnologia oferece uma vantagem considerável em termos de amplo ângulo de visão, comparável ou até superior às telas OLED.  

A comparação entre as duas tecnologias também destaca a capacidade de iluminação, com as telas MicroLED sendo até 30 vezes mais brilhantes que as telas OLED, resultando em uma impressionante relação de contraste de 1.000.000:1. Devido ao uso de material inorgânico, como o nitreto de gálio (GaN), nas telas MicroLED, as fontes individuais de LED podem manter um brilho elevado por períodos mais extensos sem o risco de “burn-in” ao exibir imagens estáticas, contribuindo para uma vida útil mais longa.  

No entanto, apesar desses benefícios, a tecnologia MicroLED ainda enfrenta desafios, principalmente no que diz respeito ao custo. O mercado está em estágio inicial, e a produção em larga escala não está amplamente disponível, o que torna essa tecnologia significativamente cara. Empresas líderes, como Sony, Samsung e LG, estão introduzindo televisores MicroLED ultragrandes, muitos dos quais são adotados por empresas para fins comerciais, dada a sua natureza volumosa e o alto custo, tornando-os menos acessíveis para uso doméstico. 

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA 

A evolução contínua da tecnologia de telas não apenas transforma nossa experiência visual, mas também desempenha um papel crucial na interface de interação com a automação robótica de processos (RPA), moldando a forma como as organizações visualizam e controlam suas operações automatizadas. 

Como a sua empresa está se conectando com o Futuro? Estamos aqui para te ajudar nessa missão, entre em contato com a nossa equipe!