As IA’s vem se tornando de conhecimento popular e a com isso ganham cada vez mais espaço em nossas vidas, e a IA da vez é o ChatGpt, trazendo diversas funções que facilitam muito nosso cotidiano, incluindo criação de lista de tarefas, planejamento de rotina, textos e artigos simples e outras centenas de funções e agora com sua atualização do ChatGpt – 4 teremos integrações com outros aplicativos e melhorias no programa.
Para ficarmos todos no mesmo nível, começaremos explicando o que é o ChatGpt.
O que é o ChatGpt?
O ChatGPT é um modelo de linguagem natural criado pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT-3.5. Ele é capaz de conversar com os usuários de forma humanizada e responder a perguntas, fornecer informações e realizar outras tarefas, como traduzir textos, criar listas, cronogramas, te orientar em compras e gerar conteúdo em forma de texto.
Ele é alimentado por um grande conjunto de dados, que inclui textos em vários idiomas e de diferentes fontes, como livros, artigos de jornais, sites da internet e muito mais. A partir desses dados, o modelo aprende a entender a linguagem natural e a produzir respostas coerentes e relevantes.
O ChatGPT é considerado uma das ferramentas mais avançadas de processamento de linguagem natural disponíveis atualmente. Ele é capaz de entender nuances e complexidades da linguagem, como ironia, sarcasmo e ambiguidade, e pode ser usado para uma ampla variedade de finalidades, desde assistentes virtuais até chatbots de atendimento ao cliente.
Uma das principais vantagens do ChatGPT é sua capacidade de aprender continuamente. Conforme ele interage com mais usuários e recebe feedbacks, ele se torna mais preciso e confiável em suas respostas.
Apesar de suas habilidades impressionantes, o ChatGPT não é perfeito e ainda apresenta algumas limitações. Por exemplo, ele pode ter dificuldade em entender contextos muito específicos ou em reconhecer certos tipos de informações, como dados estatísticos ou gráficos.
No entanto, o ChatGPT representa um avanço significativo no campo da linguagem natural e é um exemplo poderoso do potencial da inteligência artificial para melhorar a forma como interagimos com a tecnologia.
Atualização do ChatGpt 4.0
Sobre a recente atualização do ChatGpt os principais anúncios de mudanças foram:
- Resolução de problemas difíceis com maior precisão, graças ao seu conhecimento geral mais amplo e habilidades de resolução de problemas.
- Agora ele pode gerar, editar e interagir com os usuários em tarefas de redação criativa e técnica, como compor músicas, escrever roteiros ou aprender o estilo de escrita de um usuário. Segue o exemplo que a open.ai disponibilizou:
Em tradução direta:
Entrada
Explique o enredo de Cinderela em uma frase em que cada palavra deve começar com a próxima letra do alfabeto de A a Z, sem repetir nenhuma letra.
Saída
Uma bela Cinderela, morando ansiosamente, finalmente ganha felicidade; inspirando parentes ciumentos, o amor nutre magicamente o príncipe opulento; silenciosamente resgata, chinelo triunfa, unindo muito maravilhosamente, juventude acolhendo-a zelosamente.
Agora ele pode aceitar imagens como entradas e gerar legendas, classificações e análises.
Em tradução direta:
Entrada
O que posso fazer com esses ingredientes?
Saída
São muitas opções do que você pode fazer com esses ingredientes! Algumas possibilidades incluem:
– Panquecas ou waffles
– Crepes
– Torrada francesa
– Omelete ou frittata
– Quiche
– Creme ou pudim
– Bolo ou cupcakes
– Muffins ou pão
– Cookies ou biscoitos
Estes são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades são infinitas!
- O GPT-4 é capaz escrever textos com 25.000 palavras, permitindo o uso para criação de conteúdo de formato longo, conversas extensas e pesquisa e análise de documentos.
- Otimização no raciocínio lógico
E a atualização que particularmente mais nos surpreendeu foi a melhora acadêmica da ferramenta, a Open AI atualizou o sistema de aprendizado do chatgpt por 6 meses e colocou para realizar provas complexas e conhecidas por sua dificuldade. O resultado foi uma pontuação mínima de 88% em testes como a OAB e o SAT, exame de vestibular nos EUA.
Enquanto isso, a versão anterior, o GPT-3.5, ao realizar as mesmas provas ficou entre os 10% piores resultados. Além disso, o GPT-4 ainda consegue ser 40% melhor que seu antecessor ao lidar com contradições.
A empresa pontua: “Seguindo o caminho de pesquisa do GPT, GPT-2 e GPT-3, nossa abordagem de aprendizado profundo aproveita mais dados e mais computação para criar modelos de linguagem cada vez mais sofisticados e capazes”
A IA e o RPA
“Nós já falamos sobre as diferenças entre IA e RPA, se você ainda não viu clique aqui.”
Inteligência Artificial (IA) e Automação de Processos Robóticos (RPA) são duas tecnologias que têm sido cada vez mais utilizadas no mundo empresarial para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a produtividade. Embora essas tecnologias possam parecer semelhantes à primeira vista, elas têm diferenças significativas.
Na Tria temos a tecnologia RPA! uma tecnologia que usa robôs de software para automatizar processos repetitivos e rotineiros, como a entrada de dados, o processamento de formulários e a geração de relatórios. Esses robôs são programados para imitar as ações de um ser humano, como clicar em botões e preencher campos em um aplicativo, permitindo que os processos sejam executados mais rapidamente e com maior precisão.
Mas qual é a melhor solução para a sua empresa?
A Inteligência Artificial necessita de um investimento maior tanto na instalação quanto na manutenção e pode tomar decisões por si própria em alguns casos. Com a RPA, o investimento é menor, há a redução custos com funcionários e todos os comandos são configurados e controlados por especialistas.
Além disso, se hoje você optar pelo RPA e futuramente começar com a IA, é possível usá-las em conjunto para automatizar ainda mais os processos empresariais e as tarefas repetitivas.