(12) 3206-0470

(12) 99742-3164

Como o RPA na indústria que está revolucionando o setor!

Compartilhe

A indústria está sempre lutando para conseguir aperfeiçoar o seu processo de linha de montagem, a fim de encontrar formas de economizar tempo e aumentar a produtividade, ambos objetivos podem ser alcançados utilizando-se de robôs.

Com esta tecnologia os fabricantes além de reduzir o tempo e o trabalho humano gastos em tarefas mundanas, é possível melhorar o tempo de entrada no mercado, aperfeiçoar a qualidade dos dados e reduzir os erros de processo ocorridos devido ao cansaço humano.

O RPA na indústria é um divisor de águas!

A automação robótica de processos (RPA) vem ganhando muita força nos últimos anos e está a caminho de revolucionar completamente o setor. Até agora, quase todas as empresas com visão de futuro têm pelo menos alguma ideia do que é RPA e como ele funciona, mas muitos ainda são céticos sobre seus benefícios e não sabem como implementá-lo.

Aqui vão alguns dados para ilustrar melhor como esta tecnologia é uma tendência crescente, principalmente no pós-pandemia, e porque sua indústria só tem a ganhar com a adoção do RPA em seus processos.

  • Algumas pesquisas apontam que 43% das fábricas já fazem uso automação robótica de processos, e outros 43% planejam implantar iniciativas de RPA. Elas também apontam que a tecnologia atende consistentemente às principais expectativas importantes das fábricas, com os entrevistados observando a melhoria da conformidade (92%) e a melhoria da qualidade e precisão (90%) como seus maiores benefícios.
  • Para ter uma noção de quão grande é o mercado de RPA, em 2020 o mercado global foi avaliado em $1.57 bilhão em 2020, e a expectativa é de que cresçam em torno de 32.8% até 2028.

4 Casos de uso na indústria

Como já deu para notar até aqui, a adoção em massa desta tecnologia por parte de seus concorrentes é apenas uma questão de tempo, afinal esta tecnologia é uma das formas mais eficientes de se conseguir vantagem competitiva com baixo investimento.

A seguir separamos alguns exemplos interessantes de aplicação desta tecnologia no setor industrial que pode beneficiar o seu negócio.

Processamento de faturas

Diversas indústrias acabam perdendo muito tempo obtendo, atribuindo e aprovando contas por meio de tarefas manuais de caráter repetitivo. O processamento da fatura começa com o recebimento de uma fatura e termina com a finalização e registro do pagamento. A automação do processo robótico ajuda a tornar o processamento de faturas mais eficiente, automatizando totalmente os relatórios e o processo.

Promovendo um processo onde não existe a necessidade da intervenção humana, uma vez que todos os dados são atualizados nos sistemas apropriados por uma solução RPA pré-definida. Desde a coleta de dados da fatura do fornecedor, até a transmissão para o sistema correto, tudo isso pode ser automatizado com RPA que opera automaticamente após implementado.

Lista de materiais (BOM, Bill of materials)

Numa indústria, uma lista de materiais é um dos documentos mais críticos de todo o processo, ela contém o rascunho das peças e materiais necessários para criar os produtos.

A lista fornece aos funcionários todas as informações sobre o processo de criação de novas commodities, uma das principais dificuldades da indústria reside na necessidade de gerenciar essas listas complexas de materiais e garantir que todas as informações estão corretas.

Ocorre que ao gerenciar essas listas manualmente, os humanos estão sujeitos a cometer erros devido a sua própria natureza, podendo resultar em sérias consequências, desde atrasos na produção até recalls de produtos, podendo inclusive prejudicar a reputação da indústria no mercado.

Mas não se preocupe, com RPA é possível garantir aos fabricantes que toda a operação de produção está livre de erros, uma vez que os robôs não se cansam e possuem um índice de erros muito menor.

A RPA pode enfrentar esses desafios implantando modelos padrão que os funcionários podem usar ao solicitar uma nova lista BOM. A automação também pode garantir que toda a documentação do componente seja armazenada num local seguro, e ainda extrair as informações necessárias dos documentos que precisam estar no BOM e alertar os funcionários quando faltarem informações ou documentos. Quando necessário, os robôs de RPA também podem identificar componentes alternativos de bancos de dados de fabricação.

Auxilia a manter a conformidade regulatória

As indústrias precisam lidar com diversas informações sensíveis de consumidores e fornecedores salvas nos sistemas da organização. As soluções de RPA para otimização de processos que você implementa podem ser utilizadas para analisar o log de dados central, os quais são eventualmente necessários na realização de auditorias.

A implementação de uma solução de RPA na indústria ajuda a agilizar as atualizações de processos, o que torna mais simples observar as alterações repetitivas nas regulamentações de conformidade. Contribuindo desta forma para agilizar estes processos e economizar muito tempo da sua equipe.

Controle de estoque e inventário

O controle de estoque e inventário é um daqueles processos de Back-office que costuma ser bastante trabalhoso quando realizado manualmente por seus colaboradores, consumindo um tempo vital do seu empreendimento. Alguns procedimentos interconectados, como a entrega de fornecedores e a demanda dos consumidores, podem levar à falta de previsibilidade. Essa inadequação da conclusão manual do processo pode resultar ainda em rotatividade de estoque defeituosa e demanda variável.

Com a implantação do RPA nas fábricas, é possível automatizar as atividades de controle de estoque, como e-mails, processos de aquisição e papelada. Ele também monitora os níveis de estoque e a demanda do consumidor. Os robôs conseguem desta forma oferecer uma eficiência operacional aprimorada, resultando em reduções consideráveis de custos e melhorando a interação com os consumidores e fornecedores.

Conclusão

Como vimos, existem inúmeros benefícios de se utilizar o RPA nas indústrias, pois ele se alinha com os processos de negócios em constante mudança e as necessidades de tecnologia do setor.

Para implantar esta tecnologia, muitas empresas iniciam com projetos pilotos onde selecionam um conjunto específico de tarefas repetitivas a serem automatizadas, e em um curto período após a implementação conseguem obter resultados tangíveis e mensuráveis.

Embora seja possível automatizar uma ampla gama de operações em toda a empresa e seja fácil de instala e manusear, é vital identificar os processos centrados no RPA e seu escopo de implementação e se haverá necessidade de desenvolvimento específicos para o seu negócio.

É aqui que você precisará de nossos desenvolvedores especialistas em RPA para ajudá-lo a iniciar a transformação digital do seu empreendimento!

Entre em contato com nossos especialistas para pedir um orçamento.