Talvez você tenha ouvido falar que é possível aumentar a produtividade da sua empresa utilizando-se de RPAs, mas você sabe o que é uma RPA e o que essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio?
RPA é uma abreviação para Robotic Process Automation, que nada mais é do que softwares desenvolvidos para facilitar a execução de tarefas digitais que possuem caráter repetitivo.Tratam-se de ferramentas fáceis de serem implantadas!
Qualquer empresa pode fazer bom uso delas. Uma vez que os robôs são capazes de observar as atividade repetitivas executadas por seres humanos e em seguida repeti-las.
Em outras palavras, os robôs de RPA possuem quase as mesmas habilidades de um humano quando o assunto é executar tarefas digitais que não requerem um pensamento analítico. Dá para se pensar nesses robôs como se fossem uma tropa digital pronta para interagir com sistemas e aplicações digitais, realizando tarefas de pouco valor.
O que uma RPA pode fazer por você?
Por exemplo, esses robôs são capazes de copiar arquivos, colar arquivos, raspar dados na web, abrir e movimentar arquivos, realizar cálculos, extrair arquivos de emails, logar em programas, quebrar captcha, conectar em APIs e extrair dados desestruturados.
Fora que por possuírem a habilidade de se adaptarem a qualquer interface ou sistema, não existe a necessidade de se alterar os sistemas e processos para realizar a automação.
Os robôs de RPA são extremamente fáceis de serem configurados para o seu negócio com a ajuda de um especialista da área. Podendo ser customizados para cada caso específico. Muito úteis quando implantados em áreas do seu negócio que precisam lidar com diversos documentos, como é o caso dos Centros de Serviços Compartilhados ou o próprio departamento fiscal.
A RPA pode ser implementada rapidamente no negócio, possibilitando a transformação digital da sua empresa. Segundo uma pesquisa realizada pela Pegasystem Survey com executivos globais, 63% afirmam que a utilização de RPA é um grande fator na transformação digital de uma empresa.
Alguns dos principais benefícios que eles trazem ao seu negócio são:
• Velocidade e precisão!
Eles permitem que as tarefas sejam executadas de forma uniforme, garantindo maior segurança e previsibilidade nas tarefas. Além de executarem mais rápido e trabalharem 24/7.
• Aumenta a moral da sua equipe!
Isso mesmo! Os robôs não vieram para “roubar” o emprego de seus funcionários, mas sim permitir que eles parem de realizar tarefas chatas e repetitivas e passem a focar em tarefas próprias para humanos como realizar pensamento crítico ou exercer criatividade. Isto tende a aumentar muito a moral da equipe pois ninguém merece ficar horas realizando tarefas robóticas.
• Aumenta a segurança e transparência do seu negócio!
Por serem capazes de gerar relatórios organizados após executarem as tarefas, os robôs de RPA permitem que a realização de qualquer auditoria seja facilmente realizada na sua empresa de modo seguro e preciso.
• Aumenta a produtividade!
Permite que muito mais trabalho seja realizado ao mesmo tempo, sem haver a necessidade de sobrecarregar o seu time atual ou de contratar novos funcionários.
• São escaláveis e flexíveis!
As automações de RPA são capazes de se adaptarem a um volume muito grande de trabalho que surja de repente. Permitindo escalar melhor o seu negócio!
• Melhora a experiência do seu consumidor!
Por ser capaz de acelerar os processos é possível atender seus clientes muito mais rápido, aumentando a velocidade de consulta aos sistemas. Além de claro, por seus funcionários não estarem sobrecarregados eles passam a estar menos estressados e conseguem atender mais calma os clientes. Melhorando a sua relação com o cliente!
• A barreira de entrada é baixa.
A implantação de RPA é bem acessível. Principalmente quando feita em módulos, como é o caso do Fisco Manager, um robô desenvolvido pela Tria Software que auxilia no departamento fiscal. Muito útil para ficar em dia com as autoridades fiscais do governo! Auxiliando a evitar multas.
Por que você deveria implantar uma automação robótica de RPA na sua empresa?
Como já deve ter dado para ver, os benefícios de se utilizar essa tecnologia são muitos.
De modo geral, a RPA trás um efeito bola de neve positivo para as suas operações. Logo após a implantação você já começa a ver um aumento de produtividade, equipe mais animada, os processos começam a fluir sem perder a precisão e os custos começam a cair.
E isso não para aí. Depois de um tempo os benefícios de se utilizar RPA passam a ir além do setor em si que foi implantado. Eles vão se espalhando por toda a sua organização.
Aos poucos, os índices de consumidores satisfeitos tendem a aumentar com a melhora da entrega, o que influencia na reputação do seu negócio e que pode ocasionar no fechamento de negócio com outros clientes e etc.
Enfim, é uma tecnologia que tende a te dar vantagem frente à concorrência, e ela vem transformando o modo como o trabalho é realizado no mundo inteiro!
Quais os principais setores em que a RPA vem sendo utilizada?
Dentre os diversos locais onde se pode implantar uma RPA, podemos destacar os seguintes como os que mais podem se beneficiar desta tecnologia: Setor público, Fábricas, Área de seguros, Hospitais, Departamento Fiscal, Financeiro, RH Administrativo, Centros de Serviços Compartilhados.
Uma vez que se tratam de áreas que processam um grande volume de informação a serem processadas, isso resulta num desperdício muito grande de tempo com tarefas repetitivas.
RPA é o mesmo que Inteligência Artificial?
Embora não seja a mesma coisa que Inteligência Artificial, a tecnologia de RPA possui um papel muito importante na automação de forma inteligente. Quando ela é conectada com a tecnologia de machine learning e outras semelhantes, é o que deixa a automação “inteligente”.
Deste modo é possível combinar o RPA com outras tecnologias a fim de obter um resultado ainda maior na automação.
Um projeto de RPA pode falhar?
São raras as vezes em ocorre alguma falha em projetos de RPA. Mas, normalmente, quando isso ocorre é muito por falta de habilidade técnica ou conhecimento da equipe que está implantando. Outro ponto que afeta o bom funcionamento do projeto é quando ocorrem falhas de comunicação ou mudanças das pessoas envolvidas nos cargos de gerência.
Por isso, é muito importante ter uma comunicação clara, envolver a equipe de TI desde o começo e trabalhar com profissionais especializados em RPA como a equipe da Tria Software.
É difícil implementar uma RPA no meu negócio?
Pode ser super simples quando você conta com uma equipe experiente e que sabe o que está fazendo, como a da Tria Software.
A implantação de RPA é realizada em alguns passos pela equipe especialista.
1-Entender o processo a ser automatizado.
Nesse ponto é muito interessante ter membros da sua equipe que estão atuando nas principais tarefas repetitivas e burocráticas, para entender melhor o que precisa ser automatizado.
Nessa etapa é preciso fazer muitas para entender o que será automatizado e quais os benefícios disso no longo prazo. É muito importante envolver as pessoas da sua empresa nesse processo, de preferência de várias partes da empresa para se chegar a melhor solução possível para o seu negócio.
Aqui é preciso definir quais as entregas de valor do processo de automação.
2-Habilitar
Neste ponto já sabemos o que precisa ser automatizado. Agora é preciso modelar a arquitetura do servidor, Instalar e configurar a arquitetura; e Configurar ambientes. (Dev, QA, Prod).
3-Preparar
Aqui é preciso concordar e aprovar o desenvolvimento do projeto, revisar as melhores, padronizar o código, planejar e estimar o esforço total a ser realizado.
4-Modela
Preencher o Process Design Document (PDD), criar casos de teste e massa de dados, modelar a solução, configurações, filas e agendamentos
5-Construir
Construir o fluxo de trabalho (Workflow); Unidade de desempenho e teste funcional; Criar o DSD – Development Specification Document.
6-Testar
Executar os casos de teste; Relatório de resultados; Marcar a decisão de GO NO GO; Teste funcional de aprovação; Registro de DSD.
7-Sustentar
Executar suporte do fluxo de trabalho (workflow); Gerenciar atualizações e melhoramentos; Alterar documentação; Monitoramento; Suporte/Apoio.
Essas etapas se tornam simples quando você possui o auxílio de uma equipe especializada como a nossa, que já implantou RPA em diversas empresas como:
Ri Happy, Agc Vidros, Formitex / Connect, Magazine Luiza, Green Yellow e Muitas Outras!
Conclusão
Como você pode ver esta tecnologia pode ser implantada em setores diferentes!
Independente do seu negócio ela pode te ajudar a economizar tempo, aumentar a produtividade e precisão dos processos internos do seu empreendimento.
A RPA pode ser customizada de acordo com as suas necessidades!
Para que você e sua empresa se tornem mais produtivos e lucrem ainda mais.
Se você ficou interessado em implantar essa tecnologia que vem dando muita vantagem competitiva para diversos negócios, entre em contato conosco!
A Nossa equipe é especializada na tecnologia e está pronta para te dar os melhores resultados através da implantação da mesma no seu negócio!