O outsourcing de TI é uma estratégia cada vez mais comum em empresas de todos os portes. Nesse modelo, as atividades de TI são terceirizadas para empresas especializadas no segmento como a TRIA.
Mas como toda decisão empresarial, é preciso avaliar os prós e contras do outsourcing de TI para saber se ele é a melhor escolha para a sua empresa. Neste artigo discorreremos sobre as vantagens e alguns pontos que devem ser considerados antes da adesão desse modelo de serviço.
Vantagens do outsourcing de TI
Redução de custos
O outsourcing de TI é uma forma de reduzir os gastos com uma equipe interna, equipamentos, licenças de software e outros itens relacionados ao setor.
Além disso, como empresas de outsourcing como a TRIA possuem equipes mais experientes, o tempo de resolução de problemas é menor, resultando em uma economia ainda maior.
Acesso a tecnologias avançadas
Empresas de outsourcing de TI possuem acesso a tecnologias mais avançadas, o que significa que sua empresa poderá contar com soluções mais inovadoras para seus problemas tecnológicos.
Flexibilidade
O outsourcing de TI oferece flexibilidade para sua empresa, permitindo que você adapte suas soluções tecnológicas às necessidades de seus negócios. Isso é especialmente útil para empresas que enfrentam mudanças frequentes no mercado.
Foco no core business
Ao terceirizar atividades de TI, a sua empresa pode se concentrar em seu negócio principal, sem se preocupar com questões tecnológicas. Isso pode resultar em melhorias na qualidade e na eficiência do seu negócio.
Alguns pontos do outsourcing de TI que requerem atenção
Perda de controle
Quando a sua empresa terceiriza atividades de TI, pode-se perder o controle sobre os processos e a gestão de suas soluções tecnológicas, principalmente quando o modelo escolhido é onde a terceirizada também realiza a gestão total da equipe.
Mas ferramentas podem ser aplicadas para minimizar esse problema, de modo que o contratante tenha visão em tempo real de todas as tarefas, apontamentos que estão sendo realizados pela equipe.
Aqui na Tria o modelo de outsourcing de TI mais contratado é aquele onde o cliente realiza toda a gestão da equipe terceira, assim, o controle permanece em suas mãos.
Risco de segurança da informação
Com o outsourcing de TI, o risco de vazamento de informações confidenciais, especialmente se a empresa de outsourcing não tiver medidas de segurança adequadas pode aparecer. Medidas como de assinatura de Termos de Confiabilidade/ NDA é algo comum, o que traz a garantia de um relacionamento de confiança entre as partes. Além disso, o trabalho pode ser executado no ambiente e com os equipamentos do próprio cliente.
Dificuldade de comunicação
A comunicação entre sua empresa e a de outsourcing poderia ser um empecilho quando não existiam plataformas digitais, as quais permitem uma sincronia maior, as mensagens são registradas e respondidas em tempo real, o que facilita o entendimento dos requisitos ou as resoluções de problemas para entrega dos projetos de TI com maior qualidade.
Conclusão
O outsourcing de TI é uma estratégia que pode oferecer vários benefícios para empresas de todos os portes. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente as vantagens e observar que nem tudo são um mar de rosas, ou seja, é importante validar todas as possibilidades que possam se tornar uma desvantagem na hora de optar por esse tipo de serviço.
Ao escolher o outsourcing de TI, é importante selecionar uma empresa de confiança com experiência em já fornecer ao mercado SQUADs de TI para grandes players do mercado. Além disso, tenha ferramentas de gestão e um bom canal de comunicação para garantir o sucesso da parceria.