Robô de emissão de Guias de Recolhimento: ganhe tempo!

Emissão de guias de recolhimento automático

Quanto tempo sua empresa leva para gerar todas as guias de recolhimento de tributos diariamente? Essa é principal pergunta que se a resposta for “muito tempo” justifica a automação desse processo. Como? Através da aplicação de um robô (RPA). 

O volume de guias de recolhimento emitidas pelas empresas pode variar, tudo depende dos negócios realizados, por exemplo, interestadual, mas imagine que além de emitir esse tipo de documento em menos de segundos o robô também realize o pagamento automático, deixando os colaboradores que executam essas tarefas livres para atuarem em atividades mais estratégicas.  

Bem, essas são apenas duas das vantagens que a tecnologia de RPA (Robotic Process Automation) trouxe para simplificar a emissão e pagamento de guias de recolhimento, tornando-o mais ágil e com possibilidade de redução de custos para a área fiscal (recursos humanos melhores alocados). 

Quais guias de recolhimento de tributos são possíveis automatizar a emissão?

O robô pode emitir qualquer tipo de guia, desde que cumpra a mesma sequência de ações, uma vez que ele faz o papel de um usuário, por exemplo, com login e senha para acessos em portais públicos, quebra captcha e muito mais, desta maneira é possível replicar esse robô para várias empresas que precisam fazer o mesmo processo, diminuindo o custo de aquisição e o tempo de implantação. Falando em tempo, olha mais um ganho aí! 

A Tria Software, por exemplo, empresa especialista em RPA, já possui uma linha de produtos que automatiza por robôs certos processos fiscais, sendo um robô que automatiza a geração de guias de recolhimento federais, estaduais e municipais, promovendo em sua última etapa o pagamento por integração bancária.  

A primeira guia programada para emissão pelo T-BOT (apelido do ‘bot’ da Tria) foi a GNRE, posteriormente, a expansão para emissão de outras guias fora gradativa e de acordo com a necessidades dos clientes, como a grande varejista Ri Happy, que dispensa apresentações.  Hoje, são mais de 50 tipos de guias de recolhimento já programadas para emissão, entretanto, facilmente novas podem ser inseridas nesta listagem.

Alguns exemplos de guias emitidas automaticamente pelo ‘bot’ da Tria Software são listadas na tabela abaixo: 

FederaisEstaduais
DARFGNRE
DARE
DAE
DUA
Mais vantagens de se utilizar RPA para emissão de guias de recolhimento

Além do tempo ganho e agilidade, outras vantagens em automatizar a emissão de guias de recolhimento e os seus pagamentos podem ser mencionadas como: 

  • Consistência e previsibilidade no cumprimento das obrigações 
  • Aumento da produtividade  
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos 
  • Redução das chances de erros e falhas – como duplicidade de pagamento 
  • Caminhão na estrada fazendo suas entregas 
  • Precisão nos cálculos de multa e juros dos tributos a serem recolhidos 

Continuar emitindo as guias de recolhimento de tributos manualmente é comprovadamente uma perda de tempo, pois a tecnologia de RPA está aí para ajudar, os robôs trabalham em uma jornada de 24 horas, 7 dias da semana, garantindo agilidade e aumento de produtividade para sua equipe. 


Fisco Manager: Linha de soluções de RPA para área fiscal. Robôs programados para executarem tarefas como de envio de arquivos SPED, gerar guias de recolhimento, sanear cadastro (consultar o saneamento de cadastro de itens), recuperar XML. Acesse www.fiscomanager.com.br e saiba mais.

Tria Software especialista em RPA: desde 20218 a Tria Software vem se capacitando para o atendimento das demandas sobre soluções em automação por robôs (RPA) do mercado. É parceira oficial da Uipath – ferramenta líder de mercado para o desenvolvimento de softwares robôs. Com casos reais de aplicação de RPA em clientes como Ri Happy, Aloia Aerospace, Green Yellow, AGC Vidros, e muito mais. Saiba mais sobre a expertise em RPA da Tria Software pelo site rpa.triasoftware.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.