Robô saneando cadastro de empresas existe? 

Saneamento de Cadastro

Uma empresa precisa estar com seu cadastro de fornecedores/empresas sempre atualizado, principalmente para garantir a eficiência na emissão de documentos eletrônicos como Nfe e CTe, neste caso, a utilização de um robô para efetivar esse processo de saneamento da base de cadastro já é uma solução existente no mercado. 

Imagine se sua empresa realiza várias transações diárias, ter a confiabilidade em sua base de cadastro pode ser fator crucial para um processo “sem surpresas” e cheio de retrabalhos, pois representa minimizar, por exemplo, duplicidade de cadastros, cancelamento de notas, etc. 

Apesar de simples o processo para consulta e atualização de cadastro, o tempo gasto para realizá-lo manualmente pode ser revertido em tarefas mais estratégicas para empresa.  

RPA Fiscal: robô saneia em segundos um cadastro de empresa 

A tecnologia de automações de processos por robô (RPA) ganhou força nos últimos anos, principalmente robotizando tarefas fiscais e tributárias das empresas, que influenciam o resultado ao proporcionar agilidade e segurança de informações.  

Assim, alguns processos padrões ou comuns foram mapeados e robôs já estão programados para executarem tarefas repetidas, como é o caso do saneamento de cadastro de empresas (fornecedores/clientes). 

Qual o volume e tempo gasto para sanear sua base de cadastro de empresas? Dependendo do volume pode ser muito. Com isso, empresas como a Tria Software trouxe ao mercado uma solução de RPA pronta, onde um robô segue os seguintes passos e os executando em segundos: 

  1. Através de um portal Web com os cadastros das empresas, o robô acessa e coleta informações como de CNPJ, endereço etc. 
  1. Acessa portais públicos como o da Receita Federal, Sintegra e Simples Nacional; 
  1. Confrontar os dados encontrados com os encontrados na base de cadastro e; 
  1. Mantem o cadastro atualizado e dispara alertas sobre eventuais mudanças de status e/ou endereços. 
Custo X benefício quando se fala em investimento na aquisição do robô

Como são encontradas soluções prontas de RPA Fiscal no mercado o investimento para se adquirir e implantar um robô acaba se tornando mais viável como menciona Francir Borges – Diretor de Produtos da Tria Software e que está à frente da linha Fisco Manager de RPA Fiscal: 

“Programamos um robô para sanear cadastros de empresas de acordo com a parametrização de mercado, ou seja, ele está pronto para ser implantado, inclusive com um investimento mais acessível, pois não há a necessidade de Setup. Entretanto, como somos uma fábrica de software é possível realizar algumas customizações, integrações, pois sabemos que as empresas podem ter peculiaridades, mas a lógica de execução do robô é a mesma”. 

Caso haja atualizações no processo o suporte é um serviço também facilmente encontrado e acessível, assim, ter hoje uma base de cadastro de empresas saneado por robô é fácil e viável. 


Fisco Manager: Linha de soluções de RPA para área fiscal. Robôs programados para executarem tarefas como de envio de arquivos SPED, gerar guias de recolhimento, sanear cadastro (consultar o saneamento de cadastro de itens), recuperar XML. Acesse www.fiscomanager.com.br e saiba mais.

Tria Software especialista em RPA: desde 20218 a Tria Software vem se capacitando para o atendimento das demandas sobre soluções em automação por robôs (RPA) do mercado. É parceira oficial da Uipath – ferramenta líder de mercado para o desenvolvimento de softwares robôs. Com casos reais de aplicação de RPA em clientes como Ri Happy, Aloia Aerospace, Green Yellow, AGC Vidros, e muito mais. Saiba mais sobre a expertise em RPA da Tria Software pelo site rpa.triasoftware.com.br.

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