Uma prática já bastante difundida em países como Estados Unidos, as Rodadas de Negócio, estão a cada dia ganhando aderência aqui no Brasil, como uma das soluções já comprovadas para aproximar empresas âncoras (compradores) de fornecedores e propiciar a geração de oportunidades de negócios de um determinado setor ou multissetoriais. Com isso, pode-se dizer que é a bola da vez.
A tecnologia inserida nas Rodadas de negócio
Tradicionalmente as Rodadas de Negócios são reuniões presenciais entre empresas âncoras que passam suas demandas de produtos ou serviços e fornecedores que podem suprir oferecendo soluções condizentes com essas necessidades das empresas.
Entretanto, com um ano atípico devido a pandemia do COVID-19, as reuniões presenciais precisaram ganhar suas versões virtuais, assim, empresas como a Tria Software, desenvolveram plataformas em que as Rodadas de Negócios podem ser feitas virtualmente, no formato híbrido (mesclando reuniões presenciais com virtuais) ou ainda no tradicional sistema presencial, é claro, neste caso quando o distanciamento social terminar.
O nome da plataforma é WellBiz, com ela é possível gerenciar eventos, inclusive Rodadas de Negócios. No formato virtual é possível integrar o WellBiz com plataformas de transmissão como Zoom e Google Meeting, ou seja, tudo acontece remotamente e o organizador consegue administra e colher os resultados via sistema de fácil manuseio e em tempo real.
Os benefícios de participar de uma Rodada de Negócios
Vale ressaltar que a participação de uma Rodada de Negócios pode ter benefícios para as empresas que vão além da compra e da venda. Abaixo podemos citar alguns:
- Conquistar novos clientes (nacionais ou estrangeiros);
- Ampliar e oxigenar a carteira de fornecedores;
- Construir uma carteira de fornecedores para uma nova unidade negócio;
- Recrutar e selecionar fornecedores que possam fabricar um item sob medida ou prestar um serviço personalizado;
- Promover sinergia entre produtores e fornecedores de uma cadeia produtiva fortalecendo todo o setor;
- Identificar parceiros comerciais;
- Identificar formadores de opinião que podem se tornar anfitriões para uma marca;
Promover a troca ou comercialização de uma bolsa de resíduos; - Identificar empresas para a formação de um grupo de compra ou venda compartilhada.
Os resultados de uma Rodada de Negócios como mensurar?
Depois de participar de uma Rodada de Negócios, certamente, o organizador vai questioná-lo se fechou algum negócio, essa avaliação pode até mesmo ser feita dentro da plataforma WellBiz, que foi destacado neste artigo.
O importante é ter em mente que muitas vezes as vendas não ocorrem imediatamente, principalmente se seu produto ou serviço ter um ciclo de compra maior do que um bem comum. O lead conquistado deve ser trabalhado pela área comercial e comprovadamente quanto mais a empresa foi preparada para participar da Rodada de Negócios, mas vendas são convertidas.
Seja qual for o seu objetivo, network, geração de negócios, entre outros, vale cogitar a participação de sua empresa em Rodadas de Negócios.
Quer saber mais sobre o WellBiz acesse www.wellbiz.app