Squad ou Outsourcing de TI: entenda como esses dois termos podem aumentar a produtividade e agilidade de seu negócio

Squad ou Outsourcing de TI

A crescente demanda pela aplicação de tecnologia nos negócios, principalmente impulsionada pela transformação digital faz com que a opção de terceirização, através de Squads ou Outsourcing de TI, dois termos que usualmente encontramos no mercado para designar esse modelo de contratação sejam boas opções para o aumento da produtividade e agilidade de empresas.

O que é SQUAD e OUTSOURCING de TI?

O outsourcing (ou, em português, terceirização) de TI nada mais é do que a terceirização de serviços, soluções e infraestrutura de TI. Entre esses serviços, podem estar inclusos fornecimento de profissionais especializados, gestão de projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura, entre outros.

Squads são pequenas equipes multidisciplinares encarregadas de desenvolver projetos de forma autônoma, o que favorece uma comunicação eficaz, mais direta e sem ruídos, podendo os Squads serem internos ou externos à empresa. Esse termo está em alta hoje em dia e também aplicado quando há projetos de desenvolvimento em TI. Abaixo um exemplo de Squad de TI:

Por que optar pelo SQUAD ou OUTSOURCING em TI?

Devido ao constante avanço do setor de tecnologia, principalmente com a consolidação do mobile e Big Data, é fato que a terceirização dos serviços de TI seja considerada, pois para manter uma equipe de especialistas, treinada em novas tecnologias e capazes de atender diretamente a necessidade do negócio tende a ser muito custosa.

O investimento na terceirização de TI é confirmado como uma alternativa positiva, principalmente quando sua empresa para atender as demandas do mercado precisa de soluções em tecnologia sem aumentar muito os custos operacionais. Vale ainda ressaltar alguns sinais para essa boa hora de investir no Outsourcing ou Squads em TI, por exemplo:

  • Ampliação temporária do time de TI (por projetos);
  • Necessidade de otimizar gastos
  • Foco no core business
  • Maior competitividade
  • Agilizar as entregas de TI
  • Falta de Mão-de-obra qualificada em TI  

Destaque para o último item da lista, a falta de mão-de-obra qualificada em TI, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), até 2024 teremos uma demanda nacional de 420 mil vagas abertas no setor de TI no Brasil, no entanto, segundo essa mesma associação apenas 42 mil profissionais por ano são formados pelas instituições de ensino brasileiras, ou seja, há uma lacuna entre demanda e oferta por profissionais. Além disso, o conhecimento técnico não é garantido

Assim, ter o aparato de uma empresa especialista em TI, como é o caso da Tria Software, ou seja, optar pela contratação de uma equipe externa, por Squad ou Outsourcing, certamente é uma boa opção no que diz respeito a produtividade, agilidade e assertividade de entrega. Fora os custos com essa mão-de-obra especializada é de total responsabilidade do terceiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *