O que é hiperautomação e onde o RPA se enquadra?

  • por

Um conceito criado e divulgado pela consultoria Gartner como tendência de 2020, a Hiperautomação ou Hyper Automation, vem ganhando destaque no mercado corporativo. Entretanto, muita gente desconhece ainda sua definição e a associa somente com a automação de processos – o RPA. Porém, RPA por si só não é Hiperautomação.

As organizações começaram a expandir o uso da automação para aplicações mais complexas, com isso, orquestrar de maneira planejada a transformação digital dentro da empresa com um olhar para o todo fez-se necessário.

Além disso, foi preciso combinar tecnologias avançadas junto com o RPA, como a de Inteligência Artificial, Machine Learning, Process Mining, entre outras, para assim, com uma visão abrangente de todos os processos e essa combinação de tecnologias surge a Hiperautomação.

Como funciona a Hiperautomação?

A implantação da Hiperautomação nas empresas permite que praticamente qualquer processo seja automatizado do início ao fim, com raciocínio lógico e cognitivo que torna atividades cada vez mais complexas em tarefas simples realizadas pelos próprios softwares.

O termo engloba as ferramentas, métodos e a própria automação, desde o momento do descobrimento do processo, passando pela análise, design, automação, medição de desempenho, monitoramento e, quando preciso, reavaliação.

As duas primeiras etapas são de suma importância para identificar a melhor solução para tornar os processos ágeis convertendo em resultados reais. Neste caso, a empresa pode contar com uma seleção de fornecedores das diversas tecnologias (já citadas neste artigo), cujo o objetivo final é criar uma solução ideal.

O papel do RPA na Hiperautomação

RPA continua sendo a tecnologia central da Hiperautomação e empresas como a Tria Software se especializam e criam parcerias com líderes de mercado nesta tecnologia como é o caso da Uipath.

Tudo para garantir que o RPA, dentro do conceito de Hiperautomação, venha a contribuir para que os processos das empresas se tornem ágeis por estarem automatizados e escalável para o negócio como um todo.

As empresas que buscam automatizar seus processos e querem aplicar a Hiperautomação devem conhecer o conceito e mudar o mindset da empresa como um todo, pois só assim os resultados da transformação digital irá aparecer, tornando o negócio mais produtivo e competitivo através da automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *