Como modernizar o setor fiscal com automação de processos (RPA)

Soluções em RPA prontas para área fiscal

Robotic Process Automation ou RPA é uma tecnologia que utiliza a programação de robôs para automatizarem tarefas repetidas de processos. Veja como o RPA está modernizando o setor fiscal das empresas neste artigo.

RPA para área fiscal

O setor fiscal das empresas possui inúmeros processos que se repetem diariamente, o que demandam recursos humanos para execução. É aí, que tecnologias como o RPA entram e promovem a modernização dos processos, automatizando-os através de ‘bots’ (robôs). E os colaboradores passam a executar tarefas mais estratégicas.

Se já possui mapeada essas tarefas repetidas que são executadas exaustivamente e repetidamente a programação do ‘bot’ é ainda mais rápido. Não pense que é algo complexo, pois na verdade o robô será um usuário, ou seja, ele vai ter um login e senha, por exemplo, para entrar em sistemas, vai acessar sites, quebrar captchas, e muito mais.

Soluções em RPA Fiscal prontas

Aqui na Tria Software, empresa especialista no desenvolvimento de soluções de RPA, houve o mapeamento de alguns processos fiscais comuns nas empresas, o que propiciou a criação de sua linha de produtos Fisco Manager – módulos de RPA à pronta entrega dos seguintes processos, que passam ser automatizados por robôs:

  • Envio de arquivos de SPED Fiscal, SPED Contribuições e GIAS;
  • Recuperação de XML (mais de 5 anos);
  • Geração de Guias de Recolhimento;
  • Saneamento de Cadastro

 “As empresas querem agilizar seus processos, motivar seus colaboradores a fazerem tarefas que necessitem de maior análise, reduzir a chance de erros, cumprir as entregas e essas são algumas vantagens de se aplicar o RPA no setor fiscal por exemplo”, menciona Francir Silvério – Diretor da Tria Software responsável pela linha Fisco Manager. “A possibilidade de ter soluções de RPA já prontas para implantação, faz com que o tempo de desenvolvimento e o investimento de aquisição sejam reduzidos, assim, um Gestor Fiscal pode iniciar a transformação digital de seu setor com essas soluções e depois ir migrando para soluções customizadas”, continua Francir Silvério.

Imagine o volume de envio de arquivos de SPED que um grande varejista com vários CNPJs precisa realizar mensalmente. Por isso, a procura por RPA Fiscal a cada dia aumenta, pois realmente é uma boa opção para agilizar o processo com um custo relativamente baixo em relação a outras tecnologias. O RPA é o primeiro passo para a modernização através da transformação digital de uma empresa e setor fiscal pode ser a porta de entrada.

Tria Software especialista em RPA: desde 20218 a Tria Software vem se capacitando para o atendimento das demandas sobre soluções em automação por robôs (RPA) do mercado. É parceira oficial da Uipath – ferramenta líder de mercado para o desenvolvimento de softwares robôs. Com casos reais de aplicação de RPA em clientes como Ri Happy, Aloia Aerospace, Green Yellow, AGC Vidros, e muito mais. Saiba mais sobre a expertise em RPA da Tria Software pelo site rpa.triasoftware.com.br.

Fisco Manager: Linha de soluções de RPA para área fiscal. Robôs programados para executarem tarefas como de envio de arquivos SPED, gerar guias de recolhimento, sanear cadastro (consultar o saneamento de cadastro de itens), recuperar XML. Acesse www.fiscomanager.com.br e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.