(12) 3206-0470

(12) 99742-3164

O aumento do uso de RPA no pós-pandemia.

Compartilhe

Após a crise do Covid-19, muitas empresas precisaram se reinventar.

Uma das formas que elas encontraram para preencher as lacunas abertas e se tornarem mais resilientes e produtivas foi a utilização de RPA.

A pandemia mudou definitivamente as operações comerciais de inúmeras empresas, conforme o relatório apresentado pela Forrester Research, a necessidade de automação das empresas aumentou muito no pós-pandemia devido a maior exposição ao digital, fazendo com que estas começassem à se mover em direção ao uso de tecnologias como o RPA.

Se você não souber o que é RPA, nós explicamos melhor a tecnologia neste artigo aqui. Mas tentaremos resumir num único parágrafo para continuar a sua leitura.

RPA é uma abreviação para Robotic Process Automation, que nada mais é do que softwares desenvolvidos para facilitar a execução de tarefas digitais que possuem caráter repetitivo.

Toda tarefa digital de uma empresa que não necessita de análise crítica ou criativa, e que costuma ser realizada em grande volume, pode ser mapeada para ser executada por um robô de RPA. Muitas empresas vem aderindo a este tipo de ferramenta.

Conforme aponta a pesquisa realizada pela tecnologia Enterprise, no auge do bloqueio do COVID-19, o RPA foi adotado por 22% dos compradores de TI.

Trata-se de uma das tecnologias que pode nos levar para um futuro mais promissor.

Mas como isso se dá? Continue lendo para entender.

Você consegue imaginar como uma tecnologia que consegue executar tarefas repetitivas pode trazer benefícios para o seu negócio num cenário pós-pandemia?

A pandemia causou ondas de disrupção para a maioria das empresas, forçando-as a priorizar o mercado digital. Afinal, as pessoas estavam confinadas nas próprias casas, sendo obrigadas a exercer seus hábitos de consumo de outra maneira.

Que acabou sendo o online.

Desta forma a crise acelerou a transformação digital que já vinha ocorrendo.

Estima-se que o mundo digitalizou-se mais nos últimos meses, do que nos cinco anos anteriores. Com grande parte das empresas globais planejando aumentar os gastos com RPA nos próximos anos.

Algo que podemos ressaltar é que aproveitar as tecnologias emergentes tem sido fundamental para alguns negócios que encontraram respostas na automação de processos robóticos (RPA) que vem se provando uma forte aliada contra a recessão, permitindo que diversos negócios sobrevivam e continuem no mercado.

É preciso deixar claro que a tecnologia não faz milagres, mas é de grande ajuda para operações que necessitam de agilidade organizacional e desempenho.

Algumas formas que a tecnologia do RPA pode auxiliar seu empreendimento a superar o cenário pós-pandemia

1- Velocidade no Empreendimento
A vantagem mais significativa do RPA é o aumento da velocidade na execução de tarefas mundanas.

Isso era imperativo durante uma pandemia, quando o tempo perdido podia resultar em perda de vidas. Considerando que está tecnologia pode ser implantada em quase todos os setores da economia, inclusive na área da saúde.

Se uma empresa possui documentos que precisam ser processados digitalmente, ela já está apta a ter uma RPA. (Claro que é preciso realizar uma análise técnica especializada para identificar melhor o que pode ser automatizado…)

Os principais setores que podem fazer bom uso do RPA são: Fábricas, Área de seguros, Hospitais, Setor público, Departamento Fiscal, Financeiro, RH Administrativo, Centros de Serviços Compartilhados.

2- Produtividade
Muitas empresas sentiram uma queda na receita durante a pandemia, forçando muitas organizações a demitir seus funcionários, o que representou um grande golpe na produtividade.

Ao automatizar as atividades diárias da força de trabalho que possuem caráter repetitivo, os colaboradores das empresas podem facilmente se concentrar em atividades que exigem a resolução de problemas humanos.

Lembrando que a RPA não veio para substituir o ser humano, muita gente acaba confundindo isso.

Não pelo contrário, esta tecnologia veio para auxiliar o ser humano, assumindo tarefas que não exigem habilidades criativas ou criticas.

O RPA desafoga a sua equipe, tornando o trabalho de seus colaboradores mais prazeroso. Desta forma aumenta a produtividade e a moral do seu empreendimento!

3- Economia de tempo e recursos da empresa.

Uma característica marcante de projetos de RPA é que eles geram uma grande economia de custos.

Um caso onde implantamos a tecnologia num Centro de Serviços Compartilhados para um cliente, conseguimos obter uma economia de tempo de 1.772 Horas em poucos meses. Isso equivale a 73 dias, que a equipe gastaria realizando tarefas repetitivas.
Consegue imaginar o quanto é possível produzir a mais em 73 dias?

Muito tempo não é mesmo? Enfim, abordamos o caso mais afundo neste artigo aqui.

4- Auxilia no Home Office

A medida que o mundo inteiro foi forçado a um bloqueio, milhares de empresas não tiveram escolha a não ser mudar para um modelo de trabalho home Office.

A automação de processos robóticos ajudou diversas empresas a se adaptarem a mudança com mais facilidade. Agilizando o processo de configuração do trabalho em home office.

Como diversas empresas acabaram se mantendo neste formato de serviço, se tornou ainda mais indispensável continuar a usar RPAs.

5- Processos Mais Precisos.
Esta tecnologia auxilia os empreendimentos a eliminares o risco de erro humano, ocasionados devido ao Cansaço. Os robôs chegam a ser capazes de executar tarefas repetitivas de baixo valor com até 5% a 10% mais precisão do que nós humanos.

Fora que conseguem executar tarefas 24 horas 7 dias por semana, se mostrando excelentes aliados quando surgem demandas imprevistas. Possibilitando uma maior escalabilidade do empreendimento.

Numa economia cada vez mais agitada e incerta, os robôs de RPA são excelentes aliados

Desde serviços de entrega, a varejo e hospitais, quase todos os setores precisam aumentar sua força de trabalho para atender às crescentes demandas de negócios.

As soluções fornecidas pelo RPA podem ajudar a sua organização a liberar recursos humanos para se concentrar em tarefas mais críticas.

Inclusive, a Gartner fez uma previsão de que até 2024 mais da metade dos novos consumidores de RPA serão de setores que não são da área de TI. O que pode indicar que seus concorrentes pretendem avançar no investimento deste tipo de tecnologia.

Conclusão

Os tempos mudaram, e o seu empreendimento precisa se transformar digitalmente para se manter competitivo no mercado.

A automação via RPA é uma tecnologia valiosa que vai te garantir agilidade, resiliência, precisão e economia neste novo cenário que vivemos.

A implementação de RPA no mundo pós-pandemia pode ajudá-lo a se firmar neste novo mercado. O momento certo para investir em soluções de RPA é agora, assim você ajudará seus funcionários a se adaptarem a este novo cenário.

A RPA vai ajudar a mitigar riscos inesperados associados a tarefas manuais nesta dinâmica de mercado imprevisível. Que tal começar a implantar o RPA agora mesmo no seu empreendimento?

Entre em contato com a nossa equipe Especializada na Tecnologia que estaremos prontos para te ajudar a atingir a sua Transformação Digital.

Como posso ajudar?