(12) 3206-0470

(12) 99742-3164

A importância do RPA no aumento da produtividade do varejo.

Compartilhe

Conforme nosso mundo acelera devido à transformação digital, inúmeras empresas estão se tocando da importância de automatizar processos utilizando-se de RPAs capazes de aumentar a produtividade e sua eficiência.

Um setor em particular que mais sente a necessidade do aumento da produtividade é o varejo. A cada dia que passa os consumidores esperam uma experiência de compra cada vez mais rápida e segura. Muitas vezes são até intransigentes com relação a qualquer erro no seu processo de atendimento.

Para colocar isso numa perspectiva de comparação, podemos trazer aqui a pesquisa da eMarketer, nela é possível notar que as vendas globais do setor de varejo caíram 3% de 2019 para 2020, enquanto o setor de varejo online subiu 27.6%.

Isso nos mostra a transformação que o setor passou nos últimos anos, muito por conta da pandemia.

Abrindo mais portas para automações nesta área tão importante da nossa economia.

É importante ressaltar que o setor do varejo é uma área da economia altamente competitiva, onde “jogadores” antigos e “novos” disputam igualmente a atenção dos clientes.

Isto torna qualquer automação nova que uma empresa consegue colocar em sua esteira de produção numa grande vantagem competitiva, podendo significar a sobrevivência do negócio no médio e longo prazo.

O que uma RPA pode realizar para o setor de varejo?

Primeiro precisamos entender o que é uma RPA. RPA é uma abreviação para Robotic Process Automation, que nada mais é do que softwares desenvolvidos para facilitar a execução de tarefas digitais que possuem caráter repetitivo.

Quando falamos do setor de Varejo, é importante lembrar que existem inúmeras possibilidades de se utilizar esta tecnologia a favor do seu negócio.

A tecnologia consegue executar desde tarefas básicas do setor, como a digitalização de produtos, análise de dados e gerenciamento de estoque, até a execução da maioria dos processos administrativos.

Tudo isso resulta num melhor gerenciamento de relacionamento com cliente, redução de custos, melhor produtividade e muito mais!

Todas essas atividades representam uma responsabilidade adicional para o negócio, uma vez que existe uma crescente pressão por parte dos clientes em cima das empresas de varejo exigindo um excelente atendimento.

Onde qualquer erro humano pode originar um potencial dano à reputação do empreendimento, e esta é uma das vantagens de se utilizar uma RPA capaz de trabalhar 24 horas por semana sem se cansar, evitando assim cometer erros humanos devido ao cansaço.

Vale lembrar que essa tecnologia não veio para substituir o ser humano, mas sim auxiliá-lo. Permitindo que ele economize tempo na hora de executar suas tarefas e consiga focar em tarefas que exigem análise crítica.

Confira alguns benefícios de se implantar RPA no setor de varejo

  • Auxilia na atualização automática do inventário de produtos do seu negócio, garantindo que está tudo nos conforme.
  • Auxílio na automação de processos do empreendimento, reduzindo gastos da operação e aumentando a produtividade.
  • Ajuda a manter atualizadas as planilhas de processos de números, com relatórios de vendas, análises de Marketing, vendas e balanços!
  • Aumenta a eficiência operacional e técnica das operações do seu empreendimento!
  • Aumentar o índice de precisão nos processos do dia a dia. Reduzindo erros e assim auxiliando na manutenção da sua reputação.

Casos em que é possível utilizar esta tecnologia no setor de Varejo.

  • Processar devolução de produtos.
    A devolução de produtos, quando realizada por humanos, acaba se tornando uma tarefa muito demorada, consumindo um tempo precioso do varejo.

    Tal tipo de devolução ocorre muito por conta da crescente utilização de práticas de varejo orientadas para o cliente, principalmente no e-commerce. E resulta num custo para a empresa, caso não seja executada de forma rápida e efetiva o custo só tende a aumentar.

    Uma RPA consegue gerenciar efetivamente as devoluções e realiza todas as alterações necessárias no banco de dados de estoque e faturamento dos clientes, diminuindo assim o seu custo operacional.
  • Gerenciar o Fluxo de Trabalho.
    O setor de varejo se trata de uma Indústria orientada por humanos, na qual a interação com os clientes é algo que precisa ser executada individualmente e muitas vezes manualmente.

    Entretanto, com a utilização de RPA é possível gerenciar o fluxo de trabalho e outros processos de forma mais produtiva. Processos como atribuição de turnos, medição de tempo, presença, verificar a vendas, executar a folha de pagamento e gerenciamento de licenças… Podem ser executadas por uma RPA, liberando a sua equipe para atender os clientes com mais propriedade e atenção.

    Desta forma tudo fica mais fácil e eficiente com Automação robótica de processos, o seu fluxo de trabalho se torna mais fluido e os seus clientes ficam mais satisfeitos.
  • Planejamento de oferta e demanda.
    Antes do avanço tecnológico que a RPA trouxe para o nosso mundo, essa tarefa de planejamento de demanda e oferta era complicada.

    Envolvia buscar e reunir dados, padronizá-los, formatá-los, realizar simulações, encontrar exceções, confirmar e comunicar o plano a ser executado. Todas essas tarefas podem ser realizadas por uma RPA, que fará tudo isso mais rápido e de forma mais eficiente.

    Adotar esta tecnologia facilita muito a vida dos varejistas, uma vez que aumenta a capacidade de gerenciar os seus ativos enquanto melhora a satisfação da sua clientela, funcionários e fornecedores! Todos saem ganhando com esta inovação tecnológica.
  • Categorização de produtos.
    Uma das funções mais importantes de se utilizar RPA no setor do varejo é a categorização de produtos.

    Não é raro ocorrer casos onde um produto está disponível na loja, mas o cliente não consegue encontrar porque ele foi categorizado incorretamente pelo Varejista.

    Uma categorização correta dos produtos é fundamental para uma boa experiência do seu consumidor.

    No entanto, com a demanda crescente de muitos produtos do varejo sendo vendidos pelo e-commerce, não é raro ocorrerem equívocos na hora de atribuir e categorizar o alto volume de produtos.

    Nessas horas a automação de processos robóticos se torna uma salvação para o setor do varejo, uma vez que auxilia em todos esses processos de cadastros e categorização de produtos. Economizando muito tempo da sua equipe e reduzindo o número de erros cometidos devido ao cansaço humano.
  • Suporte ao Cliente.
    Falando em clientes satisfeitos, o suporte ao cliente é cada dia mais importante no setor do varejo!

    Conseguir fornecer um suporte 24 horas, sete dias por semana e atualizar o cliente em tempo real se tornou algo de vital importância para qualquer empreendimento que atua no setor do varejo.

    É aqui que a processo de automação robótica se destaca, pois as empresas podem através deste tipo de automação prestar suporte ao cliente mais rápido e convenientemente, utilizando-se dos robôs que nunca se cansam! Diminuindo assim os custos operacionais, enquanto aumenta os índices de satisfação!
  • Gestão de cadeia de suprimentos e logística.
    Um dos principais alvos de automação por RPA são as cadeias de suprimentos. Afinal, os processos executados nestas áreas são muito dependentes de “Back Office”, e acabam se mostrando repletos de tarefas repetitivas de pouco valor que precisam ser executadas, mas são um desperdício de força humana se não forem delegadas para as RPAs.

    Algo de fundamental importância nestas cadeias, que pode ser automatizados, é a comunicação. Uma automação de e-mails ajuda a manter toda a cadeia informada de que etapa está cada processo, informando clientes, fornecedores e distribuidores. Uma RPA envia de forma automática um e-mail quando um pedido for reservado, enviado, atrasado ou entregue.

    A RPA também consegue avisar quando os níveis de estoque de determinados produtos estão quase esgotando, garantindo que sempre haja estoque o suficiente para atender as demandas dos consumidores.

    Inclusive, é possível utilizar uma automação para avaliar, com base em outros pedidos, quais são os níveis indicados para cada pedido. Melhorando assim a aquisição dos produtos, evitando desperdício e reduzindo gastos.

Conclusão

A cada dia que passa os varejistas estão correndo para a adoção de RPAs, pois esta é uma das formas mais eficientes de se conquistar vantagens competitivas no setor de varejo.

A RPA reduz os custos, aumenta a produtiva e alivia a sua equipe!

Possibilitando que seus colaboradores fiquem livres para executar tarefas criativas e analíticas que são mais benéficas para o seu empreendimento!

Que tal utilizar uma RPA para aumentar a produtividade do seu varejo!?

A nossa equipe é especializada nessa tecnologia. Estamos prontos para te auxiliar na implementação de RPAs no seu negócio!

Entre em contato com nosso time para fazermos uma análise do que pode ser automatizado no seu Varejo!

Como posso ajudar?