Conforme sua empresa cresce fica mais difícil acompanhar o desenvolvimento da organização, principalmente quando ela ultrapassa o ponto de ruptura.
Um dos setores que mais sentem essa dificuldade de se adaptar ao crescimento é o Recursos Humanos. O setor costuma ser uma das áreas da organização que possui inúmeros processos demorados e repetitivos, além de precisar lidar com uma quantidade elevada de documentação e dados.
Quando o negócio expande o setor de RH sente um aumento excessivo de demandas, o que pode atrapalhar o bom funcionamento da companhia.
Utilizando a tecnologia de Automação de Processos Robóticos você pode aumentar muito a produtividade do RH do seu empreendimento!
Porque as Empresas estão automatizando o setor de Recursos Humanos?
Primeiramente é necessário entender o que é uma RPA. A sigla RPA é uma abreviação para Robotic Process Automation, que nada mais é do que softwares desenvolvidos para facilitar a execução de tarefas digitais que possuem caráter repetitivo.
Quando uma empresa decide implementar o RPA no setor de RH, de certa forma ela está humanizando o setor.
Por mais contraditório que possa soar a ideia de colocar robôs no setor de recursos humanos, ao implementar a tecnologia no setor de RH permite que os funcionários sejam liberados de tarefas monótonas e repetitivas, sobrando mais tempo para executarem tarefas analíticas, criativas e de alto valor que costumam são mais apreciadas pelos colaboradores.
O que podemos apontar aqui é que quanto maior a quantia de documentos no setor, mais demorado e cansativo o processo se torna. E realizar inúmeras tarefas repetitivas e monótonas eventualmente levam a uma maior taxa de erro.
Nenhuma empresa deseja ter erros em tarefas importantes como cálculo de folha de pagamento, verificação de folhas e verificação de quadro de horários. A tecnologia de automação robótica pode executar essas tarefas sem nenhum erro ou perda de produtividade, uma vez que os programas desenvolvidos não se cansam.
A equipe de RH realiza um papel de vital importância para o seu negócio, uma vez que muitas vezes ela faz o papel de dar apoio e suporte aos colaboradores.
Ao remover tarefas repetitivas e cansativas do ombro dessa equipe, ela fica livre para dar um suporte melhor para os colaboradores, o que ajuda no desenvolvimento e bem estar da sua equipe.
Esta ferramenta pode facilitar o processo de seleção de candidatos.
Como sabemos muito bem, o processo de recrutar novos colaboradores possui uma série de etapas repetitivas e detalhadas. Muitas destas tarefas podem muito bem serem delegadas para robôs executarem através de automação.
Uma RPA pode filtrar os candidatos de acordo com sua habilidade e características relacionadas, além de ser capaz de receber os currículos, organizá-los e enviar e-mails de comunicação com os candidatos. Inclusive muitos programas ATS possuem este tipo de recurso.
No entanto é possível ir além, com o desenvolvimento de serviços de RPA específicos para o seu negócio, pode-se criar relatórios detalhados com base nas características localizadas nos currículos dos candidatos. Possibilitando até um processo de recrutamento mais imparcial e livre de preconceitos.
Algumas funções que o RPA pode exercer no setor de recursos humanos são as seguintes:
- Pré-selecionar currículos, agora a sua equipe do RH poderá dedicar mais tempo selecionando apenas os melhores candidatos dentre toda a lista.
- Consultar antecedentes do candidato na hora de contratar, uma RPA pode ser configurada para filtrar os candidatos de acordo com seus antecedentes.
- Gerenciar os dados dos colaboradores, agora será muito mais fácil gerenciar essas informações que precisam estar atualizadas e cadastradas corretamente.
- Execução da folha de pagamento, o robô consegue executar folha de pagamento, já levando em conta todos os cálculos da folha de ponto. Além de ser capaz de gerenciar as despesas.
- Além de tudo isso ele consegue elaborar relatórios de desempenho com todas as informações que ele processou! Facilitando a visão geral do seu empreendimento. Possibilitando tomadas de decisões mais estratégicas com relação aos seus funcionários.
A comunicação com o candidato é outro serviço que pode ser automatizado.
É muito importante que o profissional recrutador do RH mantenha uma constante comunicação com os candidatos, e isso se torna ainda mais importante nos dias de hoje onde é de extrema importância conseguir funcionários bem qualificados e experientes.
É possível programar robôs para dar respostas para perguntas específicas, e assim manter o candidato informado sobre sua situação no processo de recrutamento. Quando alguns deles não chegam à próxima fase do processo, o robô pode comunicar a notícia com uma mensagem empática que você programa com antecedência e cuidado.
O RPA substitui os funcionários do RH?
Muitas pessoas têm medo da tecnologia por acreditar que ela irá tomar seus lugar, e de fato a tendência é que muitos serviços que não sejam de caráter criativo e analítico sejam substitutos ao longo dos anos.
Isso é uma tendência natural das coisas, antigamente as pessoas utilizavam enxadas para plantar comida ao invés de tratores, sempre que uma tecnologia avança e desenvolve ela possibilita que as pessoas coloquem a sua mão de obra de uma forma mais eficiente e que requer menos esforço.
Com o RPA não é diferente, ele veio auxiliar o seu time do RH a lidar com tarefas repetitivas de pouco valor que não requerem uma análise crítica e analítica. Sua equipe vai economizar tempo realizando estas atividades que agora o robô executa, e poderá focar toda a sua energia em contratar melhores profissionais e a atender as necessidades internas de seus colaboradores.
O RPA é aliado do setor de RH.
É difícil implantar RPA no meu setor de recursos humanos?
Normalmente o maior desafio da implantação do RPA é a falta de clareza.
Os processos dos negócios tradicionais não são projetados para implementar o RPA, “41% das empresas acabam não implantando o RPA devido à falta de clareza”.
Por isso é importante ter uma equipe especializada acompanhando o processo e que tenha a devida competência para identificar quais tarefas repetitivas dentro do setor de recursos humanos são possíveis de serem automatizadas e que resultem em aumento da produtividade e economia.
Quando uma empresa consegue quebrar essa barreira e começa a implantar a tecnologia do RPA, o resultado fala por si. Segundo a Pesquisa Global de RPA da Deloitte, “78% das empresas que já implementaram RPA deverão aumentar significativamente seu investimento em RPA nos próximos três anos”.
De forma simplificada para implantar a RPA no seu empreendimento é necessário realizar algumas etapas.
- Identificar quais processos serão automatizados. Com o auxílio de uma equipe especializada você consegue facilmente identificar quais processos do seu departamento estão aptos a serem modernizados com esta tecnologia.
- Localizar gargalos do seu empreendimento. Ao realizar o processo de mapeamento é importante dar atenção especial aos gargalos que atrapalham a produtividade do seu RH.
- Habilitar
Neste ponto já sabemos o que precisa ser automatizado. Agora é preciso modelar a arquitetura do servidor, Instalar e configurar a arquitetura; e Configurar ambientes. (Dev, QA, Prod). Uma equipe especializada realiza estas tarefas com tranquilidade
- Preparar
Após aprovado o desenvolvimento do projeto, é preciso revisar as melhorias, padronizar o código, planejar e estimar o esforço total a ser realizado.
- Modelar
Preencher o Process Design Document (PDD), testar casos em massa de dados, modelar a solução, configurações, filas e agendamentos.
- Construir
Construir o fluxo de trabalho que a RPA terá de executar (Workflow); Unidade de desempenho e teste funcional; Criar o DSD – Development Specification Document.
- Testar
Executar os casos de teste; Relatório de resultados; Marcar a decisão de GO NO GO; Teste funcional de aprovação; Registro de DSD.
- Sustentar a RPA após entrar em execução
Após e Realizar um uporte do fluxo de trabalho (workflow); Gerenciar atualizações e melhoramentos; Alterar documentação; Monitoramento; Suporte/Apoio.
Enfim, são diversas etapas que precisam ser cumpridas que olhando de fora podem parecer até complicado de se implantar.
Mas na verdade tudo isso é muito fácil de executar se você tem o auxílio de uma Equipe Especializada em RPA como a Tria Software.
Nós já desenvolvemos inúmeras soluções de RPA para diversas empresas, trabalhamos até com grandes nomes do mercado como a Ri Happy e o Magazine Luiza.
Conclusão
Vimos até aqui que a tecnologia do RPA é excelente no setor de RH, e que ao implementar esta inovação em seu empreendimento você consegue aumentar a produtividade de seus profissionais do RH, reduzir custos e aumentar a eficiência de suas contratações. Uma vez que a automação te auxilia a selecionar os melhores candidatos, ao possibilitar que seus profissionais foquem em análises mais criteriosas.
O RPA veio para ajudar sua empresa a se tornar mais produtiva e lucrar ainda mais!
Ficou interessado em implantar essa tecnologia que vem dando muita vantagem competitiva para diversos negócios?
A Nossa equipe é especializada na tecnologia e está pronta para te dar os melhores resultados através da implantação da mesma no seu negócio!