(12) 3206-0470

(12) 99742-3164

Os 7 Maiores benefícios de se utilizar RPA na sua empresa!

Compartilhe

Nos últimos anos, a RPA tem se tornado cada vez mais popular entre as empresas que buscam aumentar sua eficiência e produtividade.

Existem diversas razões pelas quais uma empresa deveria adotar o RPA em seus processos, neste artigo separamos a lista com os 7 Maiores Benefícios de se utilizar RPA no seu negócio!

O princípio por trás da tecnologia do RPA

RPA, sigla em inglês para Robotic Process Automation, é uma tecnologia moderna que permite automatizar tarefas repetitivas e cansativas da sua empresa que seriam realizadas por seres humanos. Essa tecnologia funciona através de “robôs” virtuais que conseguem seguir um conjunto de instruções precisas e realizar tarefas.

A RPA pode ser usada numa variedade de setores, incluindo finanças, saúde, varejo, indústria, setor fiscal, serviços de TI e muitos outros. Quando configurados corretamente para um fluxo de trabalho, os robôs de software podem chegar a aumentar de 35% a 50% a capacidade do seu time.

O objetivo da RPA é liberar os trabalhadores dessas tarefas repetitivas e permitir que se concentrem em atividades mais importantes e de maior valor agregado.

A seguir elencamos os 6 Maiores Benefícios de se utilizar RPA.

1. Ser consistente com as metas de precisão

Uma RPA pode ajudar a empresa a evitar erros humanos em seus processos críticos.

Alguns erros em contas a pagar podem resultar em custos reais e não planejados para a empresa, a RPA pode ajudar a evitar esse tipo de erro. Ao automatizar o processo de contas a pagar, é possível garantir que as faturas sejam processadas de maneira consistente e conforme as especificações, reduzindo a possibilidade de erros humanos.

Além disso, a RPA pode ajudar a evitar pagamentos em duplicidade, já que os robôs conseguem validar documentos e garantir que estejam corretos antes de processar as faturas. Dessa forma, a RPA pode ajudar a empresa a atingir um alto índice de precisão de dados sem erros.

2. Possibilidade de escalar seu negócio

Essa tecnologia é especialmente vantajosa em fluxos de trabalho com volume irregular.

Quando uma empresa recebe um número maior de pedidos durante uma determinada época do ano, pode ser difícil lidar com a demanda adicional sem recorrer a contratações temporárias ou transferências de funcionários.

No entanto, com a RPA, a empresa pode aumentar ou diminuir rapidamente o número de robôs executando um determinado processo para lidar com qualquer volume de trabalho.

Possibilitando que a empresa ajude a lidar com o aumento de pedidos sem precisar contratar ou transferir funcionários, o que além de ser mais rápido e mais eficiente, possibilita escalar o seu negócio.

3. Aperfeiçoar a segurança dos dados da empresa

Algumas preocupações predominantes em líderes que querem implementar o RPA, mas ficam com um pé atrás por não compreenderem a tecnologia, é com relação à segurança dos dados, essa preocupação vem muito devido à implementação da LGPD.

Vazamentos e violações de dados são comuns e a administração pode ter preocupações sobre a segurança de tais sistemas. Entretanto, quando sua equipe gerencia cuidadosamente e define com cuidado os parâmetros de RPA, o risco de vazamentos entre plataformas é relativamente menor do que se feito manualmente.

Selecionar uma solução bem desenvolvida e mantida contribuirá para uma maior confiança na segurança dos dados.

Inclusive, em áreas onde se lida com dados sensíveis, o uso de RPA possibilita reduzir o número de toques humanos na hora de processar essas informações pessoais, garantindo maior segurança de privacidade e conformidade do processo.

4. Proporcione um melhor atendimento ao cliente

Os principais benefícios neste ponto resultam da redução do envolvimento dos funcionários com tarefas repetitivas. Uma vez que atender um cliente é um processo de alta manutenção e alto comprometimento que requer muito tempo e atenção dos funcionários.

Ao gastar menos tempo em tarefas administrativas rotineiras, seus colaboradores podem dar mais atenção para os clientes, fazendo com que os tempos para resolver problemas diminuam, reduzindo a quantidade de disputas de interesse com o cliente e a satisfação geral do cliente com sua empresa tenderá a aumentar!

5. Produção de relatórios para análise importantes

Para produzir relatórios, o RPA usa algoritmos capazes de coletar e processar dados a partir de diversas fontes, como sistemas de gerenciamento de banco de dados ou planilhas eletrônicas.

Em seguida, o RPA consegue organizar os dados conforme as especificações definidas pelo usuário e gerar um relatório final que pode ser analisado com facilidade! Isso torna o RPA numa ferramenta valiosa para produzir relatórios rapidamente e com precisão, o que pode ajudar a economizar recursos, além de ajudar a melhorar a eficiência das operações de negócios.

Inclusive, em alguns casos, o uso de RPA pode contribuir para a identificação de lacunas no processo e áreas onde ainda faltam melhorias, coisa que não era visível por falta de informações detalhadas.

6. Respostas e gatilhos automatizados

Por padrão, a maioria dos sistemas de RPA possuem recursos de agendamento e, embora operem muito além do escopo de um agendador, ele auxilia os gerentes com agendamentos de ações totalmente automatizados e semi-automatizados.

No primeiro caso, a automação só é acionada e responde quando um determinado evento ocorre, principalmente se for uma atividade humana, como um clique. No segundo caso, o gatilho não precisa ser uma ação humana, mas qualquer coisa, como um e-mail ou um documento.

Desta forma, as companhias podem identificar áreas específicas de suas operações que podem ser total ou parcialmente automatizadas usando gatilhos e respostas.

7. É uma tecnologia disruptiva!

A maioria dos empresários hesita em mudar ou atualizar seus sistemas antigos devido a três razões principais: custo para substituir sistemas antigos, tempo de inatividade do negócio que pode ocorrer no momento da implementação, e a complexidade da maioria das infraestruturas de TI.

Os benefícios de usar o RPA em processos de negócios também se estendem aos seus sistemas antigos, muitas tarefas dele podem ser automatizadas, prolongando a vida útil desses sistemas. Os bots RPA interagem com sistemas antigos na extremidade da interface do usuário da camada de apresentação (semelhante aos humanos).

Além disso, essa tecnologia é facilmente implantada e não é muito complexa como a maioria das infraestruturas de TI.

Conclusão

Através de oportunidades para trabalhar de forma mais inteligente e rápida, a RPA é um elemento de automação inteligente que está mudando o jogo de muitas empresas da nossa era!

Com esses 7 benefícios da automação robótica de processos, você pode começar a economizar dinheiro e melhorar os resultados diários quase que imediatamente.

Embora a RPA exija premeditação, planejamento e consideração das métricas para obter o seu sucesso, essa tecnologia está a um clique de distância de ser seu.

Entre em contato com nossos especialistas e peça seu orçamento.

Chegou a hora de iniciar a transformação digital do seu empreendimento