(12) 3206-0470

(12) 99742-3164

Os 5 maiores mitos sobre RPA

Compartilhe

Hoje em dia uma das principais tecnologias que desempenham um papel importante na jornada de transformação digital das empresas é o RPA, que possui inúmeros benefícios e pode ser implementado para automatizar vários processos de back-office para aumentar a produtividade e economizar tempo.

No entanto, ainda existem equívocos sobre o que é RPA, como funciona e se essa inovação substituirá o trabalho humano. Ao longo deste artigo abordaremos os principais Mitos ao redor desta tecnologia!

O que é RPA?

Antes de mais nada, é preciso saber do que se trata esta tecnologia.

RPA (na sigla em inglês, Robotic Process Automation) é uma inovação tecnológica que possibilita automatizar tarefas repetitivas e padronizadas realizadas por humanos, usando software “robôs” que imitam ações humanas e interagem com os sistemas de informação e aplicativos de uma empresa.

Ela poder ser implementada numa variedade de setores, incluindo finanças, saúde, varejo, indústria, setor fiscal e muitos outros!

Diferente de outras formas de automação, como os sistemas de automação de escritório (OAS), projetados para automatizar tarefas de escritório específicas, como preencher formulários e gerar relatórios, e os sistemas de automação de fábrica (FAS), que automatizam tarefas específicas num ambiente de produção.

A RPA é elaborada para ser flexível e pode ser desenvolvida para realizar uma ampla gama de tarefas de diferentes setores e ambientes de trabalho.

Sua vantagem principal é que ela permite que as empresas economizem tempo e reduzam os erros humanos ao automatizar tarefas repetitivas e padronizadas. Isso pode aumentar a eficiência da empresa e permitir que os funcionários se concentrem em tarefas mais importantes e de maior valor agregado.

Mito 1: RPA é apenas sobre redução de custos

Caso você veja a tecnologia desta forma, está deixando de ver todo o seu potencial, RPA vai muito além de apenas reduzir os custos do seu negócio.

Obviamente, este é sim um dos principais benefícios do RPA, mas não é o único, suas capacidade vão além:

  • Aumenta a velocidade de lançamento no mercado à medida que os robôs de software executam tarefas instantaneamente
  • Garante uma melhor conformidade regulatória
  • Reduz o risco de erros humanos ao longo do processo
  • Aumenta a moral dos funcionários, removendo tarefas chatas e repetitivas das suas rotinas
  • Altera o paradigma operacional de trabalho intensivo, para um centrado em tecnologia e eficiência

Mito 2: Robôs de RPA são robôs físicos?

Não é raro a falta de familiaridade com o conceito de automação robótica de processos (RPA) levar ao equívoco de que a tecnologia envolve robôs físicos reais que replicam o trabalho humano.

Na verdade, os robôs RPA são programados em software que utilizam a tecnologia de captura de tela para detectar interações do usuário com elementos da interface e replicar essas atividades.

Mito 3: Os robôs são totalmente precisos

De certa forma, os robôs são realmente tão precisos quanto a maneira como o desenvolvedor do robô os programa para serem, isto se devido ao fato de que os robôs RPA não possuem recursos cognitivos.

Eles simplesmente realizam o conjunto de instruções com o qual foram pré-configurados.

Sendo assim, caso o software tenha sido configurado erroneamente, ou se alguma suposição subjacente às operações robóticas estiver incorreta, os erros serão inevitáveis.

Mito 4: O RPA substituirá o trabalho humano

Muitas empresas enfrentam uma forte resistência por parte dos funcionários para implementar a inovação, segundo a Deloitte Global RPA Survey esse número chega a 17% quando estamos falando de pilotar o RPA.

Isso se dá devido ao fato de que muitos funcionários acreditam que os robôs de RPA os substituirão e eles ficarão desempregados.

Embora os custos para atribuir um robô para realizar um processo seja em torno ⅕ do valor de se contratar um funcionário, e estes ainda capazes de reduzir em até 80% as tarefas cansativas (Automation Anywhere), os robôs RPA não podem substituir o trabalho humano cognitivo.

Eles necessitam da intervenção humana para Monitorar o seu desempenho e garantir sua conformidade com as políticas da organização

Além disso, os processos de agregação de valor, como conquistar clientes ou tomar decisões estratégicas da empresa, exigem capacidades cognitivas, emoções e julgamento humanos, bem como habilidades de interação social que um software não tem.

Mito 5: É muito caro implementar RPA

Isso não poderia estar mais longe da verdade.
Conforme mencionado anteriormente, o custo anual de um robô tende a ser muito inferior ao de um colaborador que poderia estar executando tarefas mais importantes para o seu negócio.

E isso sem considerar que um robô RPA, não se cansa e consegue  trabalhar 24 horas, 7 dias por semana. Considere também que um minuto de trabalho para um robô é aproximadamente equivalente a quinze minutos de trabalho para um funcionário humano.

Conclusão

Ao esclarecer alguns dos equívocos comuns sobre o RPA, esperamos que isso ajude a melhorar sua compreensão do que o RPA realmente é, e como seu negócio pode se beneficiar desta inovação tecnológica.

Para iniciar sua jornada utilizando RPA no seu empreendimento, tenha certeza de que possui uma boa estratégia e uma Equipe Especializada na tecnologia como a Tria Software.

Entre em contato com nossos especialistas e peça seu orçamento.

Chegou a hora de iniciar a transformação digital do seu empreendimento.